domingo, 13 de janeiro de 2013

Trabalho de capa da Science Translational Medicine tem co-autor da Gineco USP


A edição de 9 de janeiro de 2013 da Science Translational Medicine traz um trabalho de enorme repercussão na Ginecologia, notadamente na área oncológica.  O trabalho mostra a detecção em 100% dos casos de câncer de endométrio e 41% em câncer de ovário, de DNA específico (painel de genes mutantes) em células coletadas para o Papanicolaou, utilizando a tecnologia da citologia em meio líquido. O teste já está sendo chamado de PAP Gene test.

O trabalho multicêntrico, envolveu a Universidade de São Paulo, através do Prof. Dr. Jesus Paula Carvalho, chefe do setor de Oncologia da Clínica Ginecológica da Universidade de São Paulo/ ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e da Prof. Dra.Suely Kazue N. Marie, livre-docente em Neurologia na Universidade de São Paulo e pesquisadora em Biologia Molecular .

O trabalho reuniu o Instituto Ludwig (LICR) (que tem um ramo em São Paulo), a Universidade Johns Hopkins (JP) de Baltimore, o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC) de Nova York, também  nos Estados Unidos, além do ILSBio um banco de tecidos. O autor principal é Isaac Kinde, um estudante graduado da Hopkins, que fez a pesquisa laboratorial, incluindo um único  "genetic barcode" no estágio  inicial do estudo. Além de Kinde estiveram envolvidos na pesquisa os Drs. Luiz Dias, Professor Associado da John Hopkins e diretor de Medicina Translacional do Instituto Ludwig de Nova York e também da Swimm Across America, uma entidade que levanta recursos para a pesquisa do câncer nos Estados Unidos, através de competições de natação e mantém um Laboratório dentro  da Hopkins além do The Commonwealth Fund, Hilton-Ludwig Cancer Prevention Initiative, Virginia & D.K. Ludwig Fund for Cancer Research, The Experimental Therapeutics Center of the MSKCC,  Chia Family Foudation, The Honorable Tina Brozman Foundation, The United Negro College Fund/Merck Graduate Science Research Dissertation Felloship, the Burroghs Wellcome Career Award for Medical Scientists, the National Colorectal Cancer Research Alliance e o National Institutes of Health's Nacional Cancer Institute.

Pesquisadores:
Kind, Bettegowda, Wang e Diaz do Ludwig (e JP);  Jian Wu, N Agrawal, Ie-Ming Shih, R Kurman, R.Giuntoli, R. Roden e J. Eshleman da JP; N. Papadopoulos, K. Kinzler e B. Vogelstein do Laboratório do LICR na JP;  F.Dao  e D.A. Levine do MSKCC e, do Brasil , JP Carvalho e Suely Kazue Nagahashi Marie, ambos da USP/ICESP.

As perspectivas da aplicação prática do que o trabalho demonstrou são fantásticas em termos de rastreamento do câncer ginecológico e saúde pública.

Leia o resumo em português do trabalho aqui.

Edição Dr. Homero Guidi