terça-feira, 25 de maio de 2010

Palavra inicial do Editor

Quando o Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, titular da Clinica Ginecológica, nos confiou a tarefa de reativar e oxigenar o site da Ginecologia do HCFMUSP recebemos um desafio muito grande.

Existiam dois caminhos.

Um deles seria pura e simplesmente contratar um empresa inteira e especializada na construção de um site, cheio de recursos visuais e ferramentas, etc., etc. e de longe enviar uma pilha de arquivos para publicação.

O outro, muito mais desafiador, e proposto pelo Web Designer Cezar Galhardo, que já vinha ajudando a Clínica nas nossas Jornadas, era de romper algumas barreiras em favor do instantâneo e da participação direta para o qual toda a Internet caminha. Um site formatado e baseado na linguagem do blog, da comunicação postada, sem dificuldades e sem enormes estruturas interpostas entre quem produz o material, no caso os médicos da Clínica, e o leitor internauta.

Aceitamos todos o desafio e seguimos a tendência que explica o sucesso do Twitter e outros canais instantâneos e praticamente pessoais de comunicação. Esperamos que o esquema tenha sucesso, participação e, sobretudo, tenha a agilidade e utilidade para o leitor.
Que funcione como um instrumento de ensino e serviço, auxiliares poderosos na aproximação do trabalho da Disciplina e Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e a comunidade a que serve, em última palavra sua razão de existência na Assistência, Ensino e Pesquisa, o tripé da Universidade.

Dr. Homero Guidi
Editor