O Ensino abrange a área de Graduação da Faculdade de Medicina, a Extensão Universitária, abrangendo o Programa de Residência Médica, Programa de Médicos Observadores e Cursos isolados de extensão universitária lato sensu de curta duração (eventos, jornadas, cursos de treinamento e congressos). Tem ainda, em caráter extensivo o seu Programa de Pós-Graduação, com os níveis de Mestrado e Doutorado (ver área específica).
A Pesquisa tem relacionamento intrínseco com todas as áreas da Disciplina e Clínica, nas suas atividades diárias, principalmente de Assistência e através de Comissões específicas que cuidam desde a avaliação de projetos, fomento, aspectos bioéticos e éticos, na sua execução e acompanhamento. Essa atividade é exercida no âmbito interno da Clínica e também das Instituições maiores como um todo (Faculdade e Hospital). Além disso, a Disciplina de Ginecologia mantém um dos Laboratórios de Investigação Médica (LIM-59), que no seu conjunto, distribuído pelas diversas clínicas e disciplinas, reúne um potencial bastante grande e seleto de recursos bio-tecnológicos e de material humano, consorciados e de utilização compartilhada, alavancando pesquisas que, de outra forma, teriam uma dificuldade muito grande na sua execução isolada, sem considerar o desperdício de recursos na duplicidade de equipamentos e processos.
Por fim, a Assistência é atividade inerente e final da atividade médica, notadamente num ambiente de Ensino e Pesquisa.
Essa área do site é uma área eminentemente médica e, em vários aspectos, de caráter interno aos diversos segmentos da própria Clínica.