sexta-feira, 15 de junho de 2012

Gravidez na Adolescência e outros temas importantes serão discutidos no Congresso da SOGIA

Entrevista com o Presidente do XII Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência de 2012, Dr. José Alcione Macedo Almeida.
Gravidez na adolescência, atividade sexual precoce e promíscua e outros temas são abordados no congresso que começa dia 28 de junho.

Dr. José Alcione, quais são os problemas fundamentais que afetam o aspecto obstétrico e ginecológico das meninas, crianças e adolescentes, brasileiras?

"No âmbito da obstetrícia ainda é, sem dúvida, a gravidez (ainda em torno de 1 milhão/ano em nosso país). Fala-se muito em gravidez indesejada mas,  o Professor Álvaro Bastos sempre preferiu chamar de gravidez inoportuna, pois a gestação mesmo sendo desejada, é a principal causa de abandono escolar, além de limitar a perspectiva de vida profissional. "
 

Leia a íntegra

 
Em termos de saúde pública qual é o problema mais grave?
"A atividade sexual precoce, muitas vezes promíscua, sem qualquer orientação quanto aos riscos a que estão sujeitas. Isso tem muito a ver com a falta de acesso à atenção integral à saúde do adolescente. Isso se reflete nas taxas elevadas de gravidez, de DST. A gravidez na adolescência é de maior risco? Isso será respondido em Mesa Redonda no Congresso dia 28 deste mês de junho."

Em termos de informação desconhecida do grande público,  o que poderia prevenir ou melhorar a assistência específica nessa área com uma maior divulgação dessa informação? Quais são as grandes mensagens do Congresso, que a população desconhece, e faria diferença se conhecesse? 
"Destacamos a necessidade de "capacitação de profissionais", de todas as categorias (médico, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais). Lidar com adolescentes é muito gratificante, mas é diferente de lidar com adulto. O profissional precisa conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Ética Médica e Resoluções do CFM, além do Código Penal atual. No Congresso da SOGIA, agora em 27/06/2012, teremos o Curso de Capacitação para Atendimento de Crianças e Adolescentes, como primeira atividade do Congresso."

Quais são os assuntos e ações preventivas que o especialista ou o ginecologista geral podem sugerir e trabalhar em conjunto para melhorar a assistência obstétrica & ginecológica na infância e adolescência?
"Orientação na esfera da saúde reprodutiva, com enfoque especial para as doenças sexualmente transmissíveis e anticoncepção. O ideal é envolver os pais e parceiros nessas ações educativas. É de fundamental importância que o profissional saiba reconhecer e valorizar sinais de abuso sexual, um dos crimes mais covardes do ser humano. Teremos uma sessão para discutir esse tema em nosso congresso, inclusive com a participação do Ministério da Saúde."