quarta-feira, 6 de julho de 2011

Coluna do Residente Ano 1 Número 7

INSERÇÃO DE DIU IMEDIATA VERSUS TARDIA APÓS ASPIRAÇÃO UTERINA NO PRIMEIRO TRIMESTRE.  


Immediate versus Delayed IUD Insertion after Uterine Aspiration
Paula H. Bednarek, M.D., M.P.H., Mitchell D. Creinin, M.D., Matthew F. Reeves, M.D., M.P.H., Carrie Cwiak, M.D., M.P.H., Eve Espey, M.D., M.P.H., and Jeffrey T. Jensen, M.D., M.P.H. for the Post-Aspiration IUD Randomization (PAIR) Study Trial Group

N Engl J Med 2011; 364:2208-2217June 9, 2011


Os dispositivos uterinos (DIU) são altamente eficazes na contracepção de longo prazo nas mulheres que necessitam realizar uma aspiração uterina no primeiro trimestre. No entanto, não existem dados certo a respeito das vantagens da inserção precoce ou tardia em termos de complicação, expulsão e efetividade.

Nesse trabalho foram estudadas 575 mulheres submetidas a aborto induzido ou espontâneo,  entre a 5ª.  e 12ª.   semana de gestação, e que desejavam um DIU
Elas foram distribuídas ao acaso (proporção 5:6) para inserção imediata após o procedimento ou após um intervalo entre 2 e 6 semanas após a aspiração (inserção tardia). O desfecho primário estudado foi a taxa de expulsão  do DIU em 6 meses, definindo-se  previamente uma taxa de expulsão de 8 pontos percentuais com um critério de inferioridade para o grupo de inserção imediata.

Observou-se que a inserção do DIU ocorreu em 100% das mulheres randomizadas para a inserção imediata e de 71,3% no grupo de mulheres randomizadas para inserção tardia  (respectivamente 258/258  e 226/317). Isso corresponde a uma diferença de 28,7%  - intervalo de confiança 23,7 – 33,7.

O risco de expulsão com 6 meses foi de 5% (13 pacientes em 258)  no grupo de inserção imediata e de 2,7% (6 em 226) no grupo de  inserção tardia. Achado consistente com o critério pré-definido de não inferioridade.

A taxa de uso, contudo, foi maior no grupo de inserção precoce comparativamente à do grupo de inserção tardia  (92,3 contra 76,6% ; P < 0,001).

Os eventos adversos foram raros e não diferiram  significativamente entre os grupos.

Nenhuma gravidez ocorreu no grupo de inserção imediata, cinco ocorreram no grupo de inserção retardada (P = 0,07), todas essas em mulheres que nunca receberam  um DIU anteriormente.

Concluiu-se que a taxa de expulsão do DIU em  6 meses após a inserção imediata foi superior, mas não inferior,  ao grupo tardio. Inserção imediata resultou em maiores taxas de uso de DIU em 6 meses, sem um risco aumentado de complicações.