quinta-feira, 9 de julho de 2015

Educação Continuada Especializada




CURSO CONTINUADO DE CAPACITAÇÃO EM DISPOSITIVO INTRA-TUBÁRIO
2015
PRÓXIMA DATA:  25 E 26 DE  JUNHO DE 2015



ATENÇÃO  ADENDO FEVEREIRO 2017 -  a  ANVISA suspendeu temporariamente a comercialização do produto ESSURE, enquanto estudos feitos no Brasil, nos mesmos moldes nos feitos nos EUA e Europa estejam concluídos.  



INTRODUÇÃO


Já há algum tempo a Clínica Ginecológica do HCFMUSP, foi pioneira na incorporação dessa nova tecnologia anticonceptiva do implante de dispositivos intra-tubários como método permanente de esterilização feminina. Essa incorporação vem num crescendo enorme de casos e experiência, inclusive como referência no País. 

Durante o ano de 2015, a Clínica, através do Setor de Histeroscopia, em conjunto com o CEAGIN - Centro de Estudos Avançados em Ginecologia, vai oferecer um Curso Continuado para a capacitação de médicos ginecologistas, com atuação já consolidada em Histeroscopia, na inserção desse tipo de dispositivo intra-tubário.

DATAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE  

17 e 18 de Abril  - 29 e 30 de Maio - 26 e 27 de Junho 1 R   



LOCAL  


O Setor de Histeroscopia está confortavelmente instalado no novo Ambulatório da Ginecologia no 5o. andar do Prédio dos Ambulatórios (edifício amarelo, bem em frente ao Instituto do Coração e ao lado do Centro de Convenções Rebouças.   


FORMATO


Atendendo a solicitação dos primeiros grupos o formato foi adequado para sexta e sábado, otimizando a estadia e afastamento das atividades profissionais dos participantes.

PROGRAMA


O programa do curso  é simples mas compacto e fortemente prático, para habilitação no procedimento, voltado a Ginecologistas com atuação na área da Histeroscopia. 

Constará de:


-  Bases Teóricas do Método

- Colocação do Dispositivo em pacientes ambulatoriais*, com tutores médicos especialistas     com experiência e volume de casos considerável no procedimento.  

* Devidamente triadas clinicamente, atendendo a todos os requisitos médicos, legais e éticos no aspecto de Planejamento Familiar e saúde ginecológica. 


CERTIFICAÇÃO 

A conclusão do  Curso propiciará o recebimento de Certificado de Habilitação em Inserção de Dispositivo Intra-tubário com a chancela da nossa Instituição.
Paralelamente também haverá a consignação de pontos respectivos junto à Comissão Nacional de Acreditação da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, na especialidade de Ginecologia. 

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão entrar em contato para solicitar a Ficha de Pré - Inscrição que terá uma ordem de chegada  (PRÉ-INSCRITOS). Essa ordem será seguida no oferecimento das datas disponíveis. 


Conforme a programação for sendo desenvolvida, o interessado, inscrito receberá instruções de pagamento e datas disponíveis para uma primeira escolha. O pagamento só será efetivado  no prazo de 10 (dez) dias antes da data de início do curso.  Instruções específicas serão enviadas nesse segundo momento.


Contato para obtenção da ficha e demais informações -  

Sra. Silvia Mancini  - CEAGIN,  exclusivamente por email   silvia.mancini@hc.fm.usp.br 


Observação importante - juntamente com a devolução da ficha preenchida o candidato poderá ser solicitado a juntar documentação probatória dos pré-requisitos aqui especificados. 

INVESTIMENTO               APROVEITE A REDUÇÃO DO CUSTO*   
 
O curso agora  tem um custo total de R$ 2.000,00 em pagamento a ser realizado na forma de DEPÓSITO BANCÁRIO IDENTIFICADO. Não serão aceitos comprovantes de "Agendamento" como confirmação de pagamento. 

O prazo limite a ser observado (data efetiva do depósito) será de dez dias corridos antes do curso e sujeito a confirmação da compensação bancária nesse período que antecede a data de início do curso.  
Não há devolução dos valores pagos, face ao prazo mínimo entre pagamento e curso a ser realizado. 
Todas essas instruções serão remetidas, em detalhes,  por ocasião do convite para as datas disponíveis, individualmente. 

*  Redução decorrente de subsídios institucionais oficiais para o programa em Educação Continuada

CORPO DOCENTE

Supervisão Geral  -  Prof. Dr. Edmund Chada Baracat

Chairman e Chefe do Setor de Histeroscopia -  Dr. Walter Pinheiro

Professores - Dra.  Anne Kristhine Cavalcante Pereira
                         Dr. Dani Ejzenberg
                         Dra. Maria Cândida P. Baracat
                         Dra. Ivy Narde



Apoio          
  





Commed é o representante exclusivo do  ESSURE (TM da Bayer Health Care) no Brasil.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Polêmica


For generations, both British and American mothers have assumed that the safest way to give birth is to spend many hours, if not days, in a hospital bed under the supervision of an obstetrician. Now, new guidelines are challenging these deeply held beliefs.
After completing an evidence-based review, the United Kingdom's National Institute for Health and Care Excellence (NICE) concluded that healthy women with straightforward pregnancies are safer giving birth at home or in a midwife-led unit than in a hospital under the supervision of an obstetrician.1 Across the pond, eyebrows went up. The New York Timeseditorial board (and others) wondered, “Are midwives safer than doctors?”2How can homes be safer than hospitals? And what implications will the British guidelines have for the United States?

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Julho - Reuniões Clínicas

No mês de Julho as Reuniões Clínicas das 4as. feiras estão suspensas, sem prejuízo das demais atividades acadêmicas  de Graduação, Residência Médica e Pós-Graduação previamente estabelecidas.