segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atualização médica geral relâmpago

Novo vírus de Gripe Aviária detectado na China  - H7N9


Entre as várias infecções de gripe entre as aves, no mundo todo, está o subtipo H7. Até março de 2013 esse subtipo não tinha sido introduzido entre os seres humanos. Nessa data, contudo, na China foram registrados três casos em moradores urbanos (Xangai e Anhui). Todos desenvolveram um quadro clínico de febre alta, tosse e dispnéia, com infecção do trato respiratório grave e galopante até síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) e falência múltipla de órgãos. 

Todos os três pacientes foram a óbito. A análise viral confirmou a origem aviária de um vírus de influenza A mutante (H7N9), um  vírus recombinante isolado nos três pacientes a partir de tecido pulmonar. Dois dos pacientes tinham histórico de contato recente com aves. 


Os pacientes foram dois homens com 87 e 27 anos e uma dona de casa com 35 anos, sem grandes comorbidades. Todos apresentaram  SARA e receberam oseltamivir, antibióticos de largo espectro, glicocorticóides e cuidados intensivos. A morte ocorreu com 6 dias de hospitalização nos pacientes do sexo masculino e 19 dias na paciente feminina. 


Isoladamente a infecção do H7 entre mamíferos tem alguns relatos muito raros. Já o N9 nunca teve descrita sua transmissão para humanos em nenhum lugar do mundo, até então.

Fonte: