terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artigo para leigos


TPM.  Que será isso?


Dra. Ceci Mendes Carvalho Lopes *


                É mote corriqueiro ver mulheres sendo, com bom ou com mau-humor, acusadas de estarem nervosas, ou sem controle, por “estarem de TPM”. Já virou rótulo. E parece argumento sem resposta, porque redarguir parece só confirmar a ideia do acusador (geralmente do sexo oposto...) de que a moça esteja mesmo descompensada, fora de si, desgovernada. Ou seja, sem razão.
                Afinal, que vem a ser essa coisa horrorosa, motivo de acusação sem defesa?
                Desde a antiguidade é descrito que as mulheres podem sofrer mudanças de comportamento, ou queixas, que se repetem periodicamente, nos dias que precedem a menstruação. Mas somente no século XX foi definido um quadro e lhe foi dado um nome: tensão pré-menstrual. A maioria dos autores prefere chamá-lo de síndrome, ou seja, conjunto de sintomas. Fica, então, SPM, ou STPM (síndrome pré-menstrual, ou síndrome da tensão pré-menstrual).
                Então, são vários sintomas que atingem mulheres, na época antes de menstruar. Isso mesmo! E quais são esses sintomas? Alguns são físicos: inchaço, dor nas mamas, algum ganho de peso (que se perde após menstruar). Alguns são de ordem psicológica: irritabilidade, nervosismo, agitação, depressão. Mas o complicador é que cada pessoa afetada tem um conjunto sintomático diferente, podendo predominar um aspecto, ou outro.
                A grande maioria, embora possa apresentar esse quadro, não o tem de forma muito acentuada. Porém existem casos tão graves que são rotulados como doença psiquiátrica. Felizmente, são muito poucos.
                Mas há muitas medidas que podem ser tomadas para que esse problema deixe de ser um problema, ou, pelo menos, seja atenuado.
                A própria mulher pode, e deve tomar certos cuidados, às vezes bem fáceis. Por exemplo, reduzir a sua ingestão de sal. Essa medida tão simples auxilia muito a reduzir a retenção de água, diminuindo o inchaço e o aumento temporário de peso. Além de que, como as pessoas não incham localizadamente, todos os tecidos, submetidos ao excesso de líquido, ao terem diminuído esse fator, reagem de forma mais uniforme com os dias que não são os pré-menstruais. E, portanto, deixam de existir alguns dos outros sintomas, que podem estar ocorrendo em função desse excesso nas células.
                Por paradoxal que possa parecer à primeira vista, outra medida fácil é beber água. Porque, ao ser eliminada pelos rins leva consigo o excesso de sal em circulação. E, com isso, fica reduzido o acúmulo. É isso mesmo: beber mais água, para inchar menos!
                Restringir alguns alimentos também pode ser útil. Aqueles em que o sal seja um componente importante, como salgadinhos e frios. O motivo é óbvio. Mas outros podem estar envolvidos em outros caminhos metabólicos. É o caso do chá (preto ou mate) e também do chocolate.
                Em alguns casos, massagens podem ser úteis. Especialmente aquelas rotuladas como “de drenagem linfática”. Porque ajudam não só a remover o inchaço, mas também são relaxantes.
                Como o componente emocional é importante, atitudes e atividades que auxiliem seu controle são bem efetivas. Assim, praticar ioga, ou exercícios do tipo tai-chi-chuan. Meditação, também é efetiva. Mas a prática de quaisquer outros exercícios pode ajudar muito, pois eles mobilizam as endorfinas, substâncias produzidas pelo sistema nervoso, que levam a sensação de bem-estar e mesmo de euforia. Claro, eles devem ser realizados conforme a aptidão e a preferência individual (para que causem, de fato, benefício, em vez de deixarem a pessoa ainda mais enervada...).
                Em algumas circunstâncias, pode ser necessário medicar. Como o quadro da síndrome é muito variável, o médico deverá avaliar caso a caso. Mas ele só poderá saber fazer esse trabalho se a pessoa que o procura lhe fornecer todas as informações. Uma boa ideia é levar anotadas as queixas, para não se esquecer de mencioná-las durante a consulta. De acordo com a avaliação, o profissional tem um farto leque de opções. Nem sempre vai obter a resposta desejada, portanto deve haver um retorno, com as informações sobre o efeito do tratamento.
                A escolha poderá recair sobre um contraceptivo hormonal, por exemplo. Costuma resolver muitos casos, porque a dose diária, sempre igual, propicia certa uniformidade da reação do organismo. Além da vantagem de promover o controle adequado do ciclo menstrual e da fertilidade (quando desejáveis). No entanto, há mulheres em que há aumento dos sintomas com esse tratamento, pois a reação também é individual.
                Em alguns casos, podem ser prescritos diuréticos, que irão promover redução do inchaço. Mas também podem influenciar sobre a pressão arterial e sobre o equilíbrio do metabolismo de algumas substâncias importantes, como sódio e potássio.
                Para aplacar os sintomas nervosos, muitos medicamentos atuantes sobre o sistema nervoso podem ser úteis: tranquilizantes, antidepressivos, e outros. Porém todos eles têm seus prós e contras.
                Vários medicamentos fitoterápicos são de grande ajuda. Por exemplo, óleos ômega-6, como o óleo de borragem ou de prímula, que agem regularizando o metabolismo em vários setores do organismo. Ou fitomedicamentos atuantes sobre o metabolismo nervoso, como ansiolíticos (exemplos bons são a Passiflora e a Valeriana) ou antidepressivos (como o Hiperico). São efetivos e com muito poucos efeitos adversos. Mas isso não significa que não os tenham...
                Os benefícios que se podem obter com a acupuntura são grandes, em alguns casos. Lamentavelmente, não para todos.
                Enfim, a Síndrome Pré-menstrual não é o monstro que merece o rótulo que chega a ser folclórico, mas não é para ser menosprezada, nas pessoas incomodadas por ela. Desaconselhamos a automedicação, pois deve ser bem avaliada, por profissional competente, que poderá tratá-la, se necessário, com vistas a prover melhor qualidade de vida à mulher e aos seus circunstantes. 

________________________________________

* Dra. Ceci Mendes Carvalho Lopes 
Doutora em Ginecologia, faz parte do Staff da Clínica Ginecológica do HCFMUSP
Especialista em Fitoginecologia.