segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conferência da OPAS


O impacto das doenças não transmissíveis nas Américas.


Dados obtidos nos 48 países e territórios das Américas, entre 2007 e 2009 mostram que as doenças não transmissíveis são as líderes como causa de morte, respondendo por 76% de todas as mortes naquele período.
Em um aspecto mais pernicioso, essas mesmas doenças são responsáveis por 44% de mortes que ocorrem em pessoas com menos de 70 anos. Nos países de baixa renda o índice é de 52%, comparativamente aos 35% observados nos países de alta renda.
Na 28ª edição da Conferência da OPAS desse ano o diabetes mellitus está em foco, pela sua alta prevalência. Estima-se que no continente americano existam em torno de 55 milhões de pessoas vivendo com diabetes. Anualmente as mortes estimadas em função direta do diabetes chegam a 242.000, divididos entre 132.000 no sexo feminino e 110.000 no sexo masculino. As taxas de mortalidade por país, quando disponíveis, são bastante díspares, tais como 12,28% na Argentina, 38,49% no Brasil e 83,52% no México.
Dez porcento das mortes pelo diabetes são totalmente evitáveis, pois ocorrem em pessoas com menos de 50 anos Nesse particular as taxas nos diversos países do continente, são bastante variáveis como pode ser visto no mapa abaixo.





Nas doenças não transmissíveis existem quatro fatores de risco comuns a todas. Todos os quatro fatores são altamente passivos de prevenção por mudança de hábito: o uso do tabaco, a  inatividade física, a dieta inadequada e o uso excessivo do álcool.  

Essa combinação de quatro fatores leva também a quatro situações metabólicas extremamente negativas: elevação da pressão arterial, obesidade, elevação do colesterol e elevação da glicose.