sexta-feira, 19 de julho de 2013

Atualização médica - Radar bibliográfico

Verifique alguns temas recentes que foram notícia recentemente na área médica.


Impacto inicial da vacina contra o HPV nos Estados Unidos.  

Prevalência do  Papilomavírus caiu 56% entre adolescentes do sexo feminino desde a introdução da vacina naquele país. Isso apesar da cobertura vacinal nos Estados Unidos ter atingido apenas um terço das meninas e adolescentes do sexo feminino entre 14 e 19 anos. Proteção com apenas uma dose atinge 82%.  O uso nos homens, que começou mais tarde deve melhorar muito esse panorama. No Brasil a vacinação pública deve começar em 2014 apenas para meninas entre 10 e 14 anos.

Veja mais (artigo de acesso livre e sem ônus)



Contracepção

O CDC (Center for Disease Control) dos Estados Unidos publicou revisão dos Guidelines de Contracepção agora em 2013. Verifique o que está sendo utilizado, os critérios de eligibilidade, dispensação e riscos apontados no documento.  Além disso a revisão seguiu um levantamento, em caráter de meta-análise de várias práticas em uso, publicadas na revista Contraception.

U.S. Selected Practice Recommendations for Contraceptive Use, 2013: Adapted from the World Health Organization Selected Practice Recommendations for Contraceptive Use, 2nd Edition
Recommendations and Reports

June 21, 2013 / 62(RR05);1-46



Screening do Câncer de Pulmão - mudanças à vista. 

Prevenção do câncer de pulmão em pessoas com alto risco pode ser melhorada com uso de Tomografia (TC) com baixa dose de radiação.  Estudos conduzidos nos Estados Unidos mostrou redução de 20% na mortalidade em grupo de pacientes entre 55 e 74, fumantes de mais de 30 maços de cigarro por ano  e/ou com interrupção do tabagismo nesse grau, inferior a 15 anos.
Confira o resumo do artigo   e os atuais Guidelines do Colégio Americano de Pneumologia (American College of Chest Physicians) de 2013.



Metástases ósseas e o  Radium 223 -  uma nova e promissora  arma no tratamento do câncer metastático.

Estudo conduzido em 921 homens com câncer de próstata metastático mostrou uma significativa melhora na sobrevida e sintomas desse grave tipo de doença. O Radium 223 diclorídrico emite radiação alfa e  se liga diretamente  em áreas ósseas de grande renovação (turnover), notavelmente no caso das metástases emitindo localmente as partículas de alta energia do tipo alfa, matando as células tumorais no local (sejam metástases osteoblásticas ou escleróticas).  O tratamento é feito com 6 injeções intravenosas do medicamento a cada 4 semanas. Muito provavelmente essa tecnologia poderá ser utilizada em outros tipos de câncer que igualmente cursam com extensão metastática  óssea.

Veja mais


Editoria  Dr. Homero Guidi