quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atualização Científica

Doses mais espaçadas do Ácido Zoledrônico no Câncer de Mama. Isso é possível?

A utilização do ácido zoledrônico diminui as complicações ósseas em alguns cânceres que atingem os ossos, como os de mama e próstata. Algumas questões tem sido levantadas sobre o seu uso prolongado.

Um estudo italiano realizado em 62 centros daquele país, de não inferioridade, comparou a utilização do fármaco em regime mensal e em regime de administração a cada 3 meses. 

Todas as pacientes envolvidas já tinham completado o primeiro ano  (ou 15 meses) de uso mensal do medicamento.  Os resultados levantam a possibilidade de reduzir a dose do medicamento no segundo ano de tratamento, sem grandes diferenças nos efeitos benéficos esperados e alguma redução nos efeitos colaterais. Apenas o significado clínico do aumento dos telo peptídeos (terminal N) no grupo de 3 meses precisa ser melhor avaliado.  

Fonte:
The Lancet Oncology, Volume 14, Issue 7, Pages 663 - 670, June 2013
Efficacy and safety of 12-weekly versus 4-weekly zoledronic acid for prolonged treatment of patients with bone metastases from breast cancer (ZOOM): a phase 3, open-label, randomised, non-inferiority trial
Prof Dino Amadori MD, Massimo Aglietta MD, Barbara Alessi MD, Lorenzo Gianni MD, Toni Ibrahim MD, Gabriella Farina MD, Fernando Gaion MD, Francesco Bertoldo MD, Daniele Santini MD, Roberta Rondena BSc, Paola Bogani BSc, Carla I Ripamonti MD.


Suprema Corte americana decide que os genes não podem mais ser patenteados

No último dia 13 de junho de 2013, a Suprema Corte dos Estados Unidos (equivalente ao nosso STF) decidiu que os genes humanos não podem ser patenteados como “propriedade” de uma empresa ou pessoa. 

No banco dos réus a Myriad Genetics Inc.. com patentes dos BRCA1 e 2, envolvidos com o câncer de mama já registradas há mais de 20 anos. Isso deverá abrir um vasto panorama para que outros pesquisadores e empresas aumentem os conhecimentos relacionados na área, facilitando o intercâmbio de dados clínicos envolvidos com o assunto.

Apenas  as sequências (os “cDNAs) desenvolvidas pelo homem poderão continuar a ser patenteadas por empresas e pesquisadores que as desenvolverem.

Analisando os dois contextos, alguns pesquisadores europeus comentaram sua esperança de que os dois fatos julgados pelo Judiciário americano resultem, em conjunto, numa maior produção científica dos EUA no setor do rastreio genético, até então limitado na América e prosperando através de trabalhos europeus e australianos apenas.

A Myriad, por exemplo tinha parado de informar as suas conclusões sobre as sequências e estudos do BRCA 1 e 2  no banco de dados de informações sobre o Câncer de Mama (BIC) desde 2005. Igualmente alterações detectadas em pesquisas por outras empresas e pesquisadores não podiam ser ali registrados face à patente dos genes.  Isso deve mudar substancialmente o panorama dos testes diagnósticos para esse tipo de câncer e outros, de acordo com  o Prof. Roger D Klein (Cleveland Clinic) da Associação de Patologia Molecular dos EUA, um dos autores da ação judicial. 

A notícia completa está relatada por Michael Granovetter na edição de 21 de junho de 2013, on line do The Lancet Oncology :”Genes cannot be patented, US Supreme Court rules”

Influenza H7N9 na China, 123 casos depois.

Artigo publicado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças analisou os dados colhidos de 123 pessoas acometidas pelo vírus mutante da influenza, H7N9, de origem aviária e potencial transmissão aérea. 

Os dados correspondem aos dados desde os três casos iniciais (aqui comentados em artido do dia 20 de maio de 2013), que foram notificados no começo de março até o final de maio. 

A mortalidade no grupo em todas as faixas foi de 36%. A necessidade de ventilação mecânica foi de 69%. Projeções em grande escala dão como provável um risco de fatalidade pela doença entre 160 a 2.800 mortes em cada 100.000 casos sintomáticos. 

Apesar desses dados sombrios os chineses concluíram que a inflenza H7N9 é um pouco mais "branda" do que se esperava...

Fonte :
The Lancet, Early Online Publication, 24 June 2013
Human infection with avian influenza A H7N9 virus: an assessment of clinical severity

Hongjie Yu MD, Benjamin J Cowling PhD, Luzhao Feng MD, Eric HY Lau PhD, Qiaohong Liao MD, Tim K Tsang MPhil, Zhibin Peng MD, Peng Wu PhD, Fengfeng Liu MD, Vicky J Fang MPhil, Honglong Zhang MD, Ming Li ME, Lingjia ZengMSc, Zhen Xu MD, Zhongjie Li MD, Huiming Luo MD, Qun Li MD, Zijian Feng MD, Bin Cao PhD, Weizhong Yang MD, DrJoseph T Wu PhD, Dr Yu Wang PhD, Prof Gabriel M Leung MD.

Editoria  Dr. Homero Guidi

terça-feira, 4 de junho de 2013

Reuniões Clínicas do mês de Junho de 2013

Dia 05
07h30-08h15 - Residentes – Protocolo de Investigação de puberdade precoce e tardia – Dr. Cezar Noboru Matsuzaki
08h30-10h00 -  Conferência:  Infecção Urinária
Palestrante: Dr. Homero Gustavo de Campos Guidi


Dia 12
07h30-08h15 - Residentes –  "Journal Club"
08h30-10h00 -  Conferência:  Notícias do Congresso da IUGA International Urogynecological Association -  2013
Palestrante: Dr. Jorge Milhem Haddad


Dia 19
07h30-08h15       Residente Correlação AnatomoClinicoImagenológico
08h30-10h00
            Conferência: Terapia Androgênica na pós-menopausa
Palestrante: Prof. Dr. José Maria Soares Junior


Dia 26
07h30-08h15 - Residentes – Protocolos de Infertilidade – Dr. Lucas Yugo S. Yamakami
08h30-10h00  -  Reunião Conjunta do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia 
Conferência: Poluição e saúde da mulher

Palestrante: Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva - Universidade de São Paulo.